AS PRINCIPAIS CASTAS DE UVAS BRANCAS

 Apesar de o vinho não ser mais do que sumo de uva fermentado, a verdade é que existem cerca de 10 mil castas – variedades de vinha existentes – em todo o mundo! Fruto de experiências propositadas com a fertilização cruzada ou o resultado de processos de mutação natural existem, naturalmente, castas mais conhecidas e procuradas do que outras. Na realidade, o sector vinícola internacional baseia-se em 12 castas principais – 6 brancas e 6 pretas – cujos paladares, independentemente do ponto do globo onde se encontram – são inconfundíveis.

 Uvas brancas

 

Chardonnay

Reconhecida internacionalmente como a rainha das uvas brancas, produz um vinho branco dourado, fortemente influenciado pela madeira. Fácil de cultivar, é extremamente versátil, adaptando-se perfeitamente a uma enorme variedade de climas e solos. Possibilita o cultivo de grandes quantidades de uvas, permitindo ainda a produção de espumantes deliciosos.

 

Origem: Borgonha, França

Outros países de cultivo: Estados Unidos (nomeadamente Califórnia, Orégão e Long Island – Nova Iorque), Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Chile, Argentina, Norte de Itália, Norte de Espanha, Hungria, Bulgária.

Principais notas aromáticas: leve e não madeirizado – limão, maçã ácida e pêra; levemente madeirizado – maçã assada, manteiga derretida, flocos de aveia, noz-moscada; fortemente madeirizado – caramelo, pralina, bolo de limão, baunilha, gordura de bacon, fumo de madeira.

 

Sauvignon Blanc

Uma casta simples, mas especial, que produz vinhos pálidos, leves e ácidos. Sem grande exposição às madeiras, desenvolve um aroma único e intenso, acompanhado de um paladar altamente frutado.

 

Origem: Loire, Sancerre e Pouilly-Fumé – França

Outros países de cultivo: Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Chile.

Principais notas aromáticas: frutado – pêra, maçã ácida, groselha verde, manga, melão, maracujá; vegetais verdes – espargos, ervilhas, pimentos vermelhos.

 

Sémillon

Apesar de gozar do estatuto de ser uma das primeiras castas do mundo, é considerada pouco original e a maioria das vezes, misturada com outras castas – nomeadamente a Sauvignon Blanc – para obter os vinhos desejados. No entanto, detém duas características distintas: o seu aroma e paladar sugerem um amadurecimento na madeira, sem que o tenha sido; e consegue produzir um vinho de sobremesa inigualável.

 

Origem: Bordéus, França

Outros países de cultivo: Sul de França, Austrália, Chile, Argentina, África do Sul, Estados Unidos (Califórnia).

Principais notas aromáticas: seco – mel, casca de lima, groselha verde, metal; misturada com Chardonnay – sumo de limão e lima; vinho de sobremesa – alperce, pêssego, mel, açúcar de cevada, leite-creme.

 

Riesling

A única casta que não é originária de França, destaca-se pela sua mutabilidade surpreendente em termos de produção, ou seja, tanto produz um vinho seco e de grande longevidade, como um vinho de sobremesa doce e envelhecido, sem esquecer todos os restantes géneros que existem entre ambos os extremos. Apesar de conter sempre elevados níveis de acidez, estes são equilibrados graças à doçura natural desta casta alemã.

 

Origem: Alemanha

Outros países de cultivo: Austrália, Nova Zelândia, Alsácia, Norte de Itália, Áustria, Estados Unidos, Canadá.

Principais notas aromáticas: limas frescas, pêssego, alperce, floral.

 

Chenin Blanc

Um camaleão dos vinhos brancos, esta casta produz toda uma linha de néctares, dos mais secos, aos mais doces, passando pelos espumantes. Acima de tudo, destaca-se pelo seu paladar particularmente ácido, sendo não raras vezes utilizado juntamente com outras castas.

 

Origem: Vale do Loire, França

Outros países de cultivo: África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Estados Unidos (Califórnia).

Principais notas aromáticas: maçã e pêra verde, maracujá, mel, frutos secos, dureza mineral ou metálica.Gewürztraminer

Destaca-se desde logo pela cor da sua casca – rosa escura – nada mais apropriado uma vez que se trata de uma casta especialmente floral e perfumada. O seu aroma e paladar são igualmente poderosos, reunindo influências da fruta, flores e especiarias várias, para um resultado que “primeiro estranha-se e depois entranha-se”…

Nós importamos, você aprecia!

Crie o seu site grátisWebnode